quarta-feira, 29 de abril de 2009

Convergência tecnológica no jornalismo e na publicidade.

Com a convergênica tecnológica, todas as funções de veículos de comunicação e outros artefatos estão unindo-se em um único aparelho. Como exemplo, temos os mp7, que tem TV, rádio FM, fotografa e filma, funciona como mp3 e mp4, e além de tudo isso, ainda é um celular que tem espaço para dois chips, ou seja, opera com dois números diferentes.
Assim, cria-se uma rápida e fácil transmissão de informações, já que qualquer pessoa pode ter esse tipo de aparelho (além de outros que existem e que, muitas vezes, acumulam mais funções) pois seu preço é acessível e seu tamanho permite que seja colocado no bolso como qualquer aparelho de única função.
Mesmo estando no ponto de ônibus, posso assitir ao telejornal e ver o último escândalo na política; ouvir por meio da função "rádio", que a avenida pela qual vou passar está interditada, além de poder fotografar alguma cena divertida e gravar um diário sobre o meu dia, e depois disso, enviar para quantas pessoas quiser em menos de segundos.
Além destes aparelhos, ainda existe a internet. Um veículo cuja velocidade de publicação de informações é absurdamente ágil. Você tem a possibilidade de ler uma notícia postada neste momento e através dos hipertextos, aprofundar-se no assunto, ver todo o seu contexto histórico, e analisar a vida de cada uma das pessoas envolvidas neste fato. Você pode passear, ou melhor, navegar, de site em site, filtrando as informações que julga relevantes.
Desta maneira, o jornalismo acelera-se e veicula informações a todo instante, além de contar com um amplo leque de tipos de mídia para essa veiculação.
Onde existe mídia, existe publicidade. Com a convergência tecnológica, a publicidade chegou a artefatos que anteriormente não contavam com essa participação. Receber mensagens SMS informando que uma certa loja está em promoção, ou simplesmente, vendo um anúncio da TV como mensagem animada. Propaganda não é mais algo exclusivo de TV e jornais, agora ela anda com você, infiltrada em seu celular smartphone, iPhone, Palmtop e outros.
Estamos na era da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário