quarta-feira, 29 de abril de 2009

Convergência tecnológica no jornalismo e na publicidade.

Os avanços na comunicação da informação, passando por diferentes estágios culturais e tecnológicos – a escrita, a imprensa e a tecnologia da informação são importantíssimos para a convergencia no jornalismo um exemplo é a origem dos hipertextos. O hipertexto se insere no contexto da cibercultura, como uma de suas novas interfaces de comunicação. Na verdade, o hipertexto resgata e modifica antigas interfaces da escrita, como a segmentação em módulos (capítulos e seções), o acesso seletivo e não-linear ao texto (índices e sumários), as conexões a outros documentos (notas de rodapé e referências bibliográficas), implementadas com novas tecnologias. Essa nova maneira de escrever pode ser usada para organizar e divulgar os conhecimentos sobre um determinado assunto, sendo especialmente útil nas áreas de gestão de informações (jornamlismo), comunicação e educação.
Ja para a publicidade, a convergencia tecnologica vai trazer maiores obstáculos e grandes desafios para o mercado publicitário, o panorama mais provável seria o de uma redução ainda maior do número de opções oferecidas ao público em massa, obrigando esse tipo de segmento a se fragmentar e atender ao público com individualização cada vez maior.

Bibliografia: http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999hmy%5C98cesar.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651999000300004&script=sci_arttext&tlng=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário